Rúben Neves decide nas penalidades máximas e Portugal sagra-se campeão da Liga das Nações
			            
Roberto Martínez propôs algumas mudanças no time titular em relação ao último jogo, com as entradas de Vitinha, Gonçalo Inácio e Francisco Conceição. A Espanha foi com Mingueza e Fabián Ruiz como novidades propostas pelo De La Fuente. Defensivamente, a equipe portuguesa estava atuando em um 4-4-2 com o intuito de poder gerar uma superioridade numérica. João Neves apresentou uma dificuldade muito grande em marcar o Nico Willians, ainda mais pelo fato de estar jogando em uma posição em que estava improvisado e na qual atuou algumas vezes essa temporada pelo PSG. Sem o Rúben Neves, o meio de campo acabou ficando muito exposto na marcação.
Com um erro tanto do Gonçalo Inácio como do Rúben Dias e do Nuno Mendes, o Nico assistiu para o Zubimendi abrir o placar por um a zero após grande investida pelo lado direito por parte do Yamal. Poucos minutos depois, o Pedro Neto assistiu para o Nuno Mendes chutar forte e empatar a partida em um a um após uma boa jogada construída pelo Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo. Quase encerrando o primeiro tempo, o Pedri assistiu para o Oyarzabal virar a partida para dois a um.
A seleção portuguesa, precisando fazer pelo menos um gol para poder levar o jogo para a prorrogação, começou o segundo tempo em cima da seleção espanhola. Após um baita cruzamento por parte do Nuno Mendes, o Cristiano Ronaldo empatou a partida em dois a dois depois de um passe em profundidade por parte do Vitinha. Fora o lance do gol, o Yamal estava bem apagado.
Portugal apresentou as melhores oportunidades no primeiro tempo da prorrogação, com Pedro Neto e Rafael Leão. Este último inclusive entrou muito bem na grande final. O segundo tempo foi um pouco mais de banha-maria devido ao cansaço de ambas as equipes. Morata perdeu durante as penalidades máximas. Rúben Neves marcou o pênalti decisivo para a equipe portuguesa sagrar-se campeã da Nations League, com o Cristiano Ronaldo ganhando mais um título com a seleção de seu país.